Coca Cola e o Marketing no pdv
Para entender qual é o merchandising da marca Coca Cola, é preciso sabe que a Coca Cola é o que é hoje graças ao marketing, merchandising e publicidade. Hoje iremos focar apenas no entendimento do merchandising e qual foi o impacto dele no passado e qual a função dele para a empresa hoje em dia.
Antes de entrar na análise empresa e técnica é preciso saber que antes de tudo. Que o merchandising é o conjunto de técnicas voltadas para a promoção de um produto. Através de diferentes ações. Essas técnicas podem ser aplicadas tanto dentro do ponto de venda, quanto fora dele.
Agora que você já sabe o que é o merchandising. Será mais fácil de entender como ele transformou uma empresa de refrigerantes em um modo de vida. Um eco sistema, que possui redes de colecionadores e livros de receitas em seu nome. Mesmo que a receita do mesmo seja um segredo guardado a sete chaves dentro de um banco.
T udo que não é refrigerante
Apesar de saber que Coca Cola é aquele líquido escuro gaseificado, sabemos que isso não é o primeiro que vem à nossa mente. Provavelmente, ao escutar o nome da marca, a sua mente associa à garrafa contornada, de rótulo vermelho vibrante e a logo branca em fonte “Spencerian Script”. E isso é merchandising.
Também é provável que você ou algum conhecido possuam uma blusa da marca Coca Cola, ou um chaveiro vermelho com o logotipo da mesma. E não será estranho que se lembre de algum filme que assistiu recentemente que algum protagonista tenha tomado um copo de Coca Cola bem gelada.
Pense na última copa do mundo e visualize algum cartaz de patrocinadores em campo. O logo da Coca Cola estava presente, não estava? E há uma grande probabilidade que jogadores da seleção estejam envolvidos em alguma publicidade da marca também.
Todos os exemplos citados acima envolvem a marca Coca Cola, mas não envolvem o refrigerante preto e gaseificado. Essa é a prova mais concreta que o merchandising da empresa funciona e muito!
Afinal, são estratégias de comunicação visual, diretas ou indiretas, que promovem o produto “refrigerante”. Tudo a partir de cartazes ou objetos que pouco estão relacionados com o líquido. Mas estão relacionados à imagem da Coca Cola, às cores, ao estilo de vida feliz e vibrante que ela vende, indo mais além do produto oferecido.
Coca Cola no ponto de venda
Primeiro que é muito comum que os containers de refrigeração de bebidas em pontos de vendas estejam cobertos por um vermelho impactante e com a logo da Coca Cola. Mesmo que dentro dele estejam apenas três garrafas do tal refrigerante e muitas outras de diversas marcas, que nada têm a ver com a empresa.
O segundo ponto é que os principais pontos de contatos com o consumidor, aqueles que mais chamam a atenção, como pontas de gôndola ou ilhas em áreas estratégicas, estejam destinadas às garrafas da Coca Cola.
Ponto de venda e o merchandising
Estar perto de, por exemplo, cereais, não faz muito sentido num primeiro momento, mas serve de lembrete aos clientes que se esqueceram de pegar a sua garrafa Coca Cola quando passaram perto dos refrigerantes.
Essa reflexão sobre o merchandising da Coca Cola dentro e fora de pontos de vendas é crucial para entender mais sobre a marca. Porém, também é muito breve para compreender amplamente o potencial dessas técnicas para uma marca.
Se você é empreendedor ou deseja, não deixe de aplicar essas estratégias para os seus produtos ou serviços, são eficientes quando usadas com inteligência. Se precisar de produtos para imprimir para o seu ponto de venda, fale com a Foco Promocional. Você também pode seguir-nos na redes sociais Facebook e Twitter e ficar por dentro de tudo que produzimos.
QUER VENDER MAIS NO PONTO DE VENDA?
Aumente a visibilidade de sua marca no ponto de venda com o produto certo!