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Como evitar roubos no ponto de venda

Como Evitar Roubos no Ponto de Venda

Dicas para evitar furtos em lojas

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Como evitar roubos.

Quando falamos em evitar roubos no ponto de venda, é porque mesmo com inúmeros esforços para a segurança, é praticamente impossível existir perda zero em um comércio varejista. As empresas que investem na prevenção de furtos possuem uma margem de perdas entre 2,5% e 3%, as que não investem podem elevar esse número a um 10% sobre todas vendas.

Antes de ler sobre como evitar roubos no ponto de venda, é importante saber que essas medidas devem ser aplicadas constantemente. O maior erro do empresário é acreditar que o potencial de furtos só é maior em épocas sazonais de festas, como o Natal ou datas especiais comemorativas.

Para começar a ter essa visão sobre o retorno de uma boa inversão em evitar roubos no ponto de venda, confira as seguintes dicas!

inventarios-periodicosFaça inventários periódicos

Antes de qualquer coisa, é preciso ter controle sobre os produtos disponíveis para venda no comércio. Muitas das perdas contabilizadas e que afetam diretamente a margem do lucro do empresário têm sua origem na falta de controle sobre o stock disponível e o repasse equivocado de informações.

O primeiro passo para evitar roubos no ponto de venda é fazendo inventários periódicos de tudo o que há disponível para vendas.

Em uma pesquisa titulada Barômetro Global de Furtos no Varejo realizada nos anos de 2010 e 2011, foi constatado que 43% dos responsáveis por perdas e furtos de produtos são os próprios funcionários. Por isso, o ideal é que esses registros sejam feitas por agentes externos à operação do comércio varejista, para não correr riscos de ter um resultado manipulado.

 

Tenha indicadores de perdas

Se a empresa irá destinar esforços financeiros para a realização de inventários periódicos, é preciso saber como irá ser medida a eficiência dos mesmos. Os medidores de eficácia sobre a ações que visam evitar o roubo no ponto de venda são chamados de indicadores.

Esses indicadores devem servir de base comparativa entre a entrada e saída de produtos vendidos do ponto comercial em determinados períodos de tempo, normalmente em 12 meses.

Eles irão ser a base para a análise em auditorias sobre o estado do stock e medição de roubos, furtos e perdas. Além disso, eles irão guiar os futuros planejamentos estratégicos sobre os inventários e novas decisões a serem tomadas em relação à segurança que controla possíveis perdas no comércio varejista.

 

Confinando produtos

Existem produtos que estão mais propensos a serem roubados do ponto de venda, principalmente aqueles característicos de festividades sazonais ou aqueles que possuem maior valor agregado. Alguns exemplos são produtos de cosméticos ou bebidas alcoólicas Premium.

O primeiro pensamento do empresário para evitar roubos no ponto de venda é em isolar esses produtos ou trancá-los em embalagens de segurança. Porém, essas medidas também impedem o contato direto do consumidor com o produto, que muitas vezes pode se sentir desestimulado a comprar, além de diminuir as vendas por impulso.

Diminuindo esse volume de venda especial também afeta o faturamento, que pode ser ainda mais delicado do que os furtos e perdas já previstos previamente. Às vezes compensa mais expor um produto ao risco, do que tranca-lo, já que o volume vendido poderá compensar a perda dos produtos perdidos.

Lugares estratégicos

Uma das saídas para evitar roubos no ponto de venda desses produtos com maior valor agregado, é fazendo a pré-seleção desses que estão mais expostos ao perigo e posiciona-los estrategicamente no ponto comercial.Isso é, perto dos caixas, check out points ou lugares que estão sempre cercados por seguranças ou funcionários capacitados para isso.

Se há produtos que realmente demandam esse confinamento em embalagens especiais com trancas, não se preocupe, há solução. Para não perder vendas, mantenha sempre um funcionário com chave por perto, para atender a necessidade do cliente de ter o contato com o produto quando possível.

Motivação de funcionários

Como citamos anteriormente, os funcionários podem ser grandes vetores de perdas de produtos no ponto de venda. Mas isso só acontece com aqueles que não se sentem motivados a cuidar e zelar pelo bom funcionamento da empresa e do comércio varejista que pertence.

Nunca se esqueça de criar indicadores de satisfação de funcionários, uma boa comunicação interna e programas de motivação para cada um. Um empregado satisfeito pode ser um excelente investimento para a empresa e fonte de lucro também.

Premie aqueles que forem capazes de evitar roubos no ponto de venda, direcione uma margem do lucro do produto que seria perdido para ele.

Evitar roubos no ponto de venda não é uma tarefa fácil, deve ser cuidadosamente inserida no cotidiano da organização, já que pode mudar um pouco a cultura interna já existente. É importante também não encarar como estratégias sazonais e sim como uma inversão permanente.

 

 

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