Impressão digital, alta tecnologia
As pessoas costumavam enxergar o sistema de impressão digital como um processo que colocaria em risco a eficiência das gráficas tradicionais. Mas a atualidade permite demonstrar uma realidade diferente da planejada, mas que realmente oferece muitos benefícios para as pessoas que utilizam toda a eficiência desse processo. A impressão digital seria feita de uma maneira muito mais prática, o que permite otimizar o tempo e custos de impressão.
Tecnicamente esse processo de impressão digital ainda não é utilizado com muita frequência pelas empresas que necessitam imprimir os seus arquivos em alta quantidade, e sim por aquelas que desejam imprimir a quantidade mais baixa e priorizam a velocidade da impressão. Trata-se de um processo simples e que vem se aperfeiçoando conforme os anos. Confira no texto os detalhes da impressão digital e como que seria os processos de impressão.
As tecnologias dominaram praticamente todos os setores do mercado, e no caso do mercado gráfico de produção e o de impressão não seria diferente. Com o surgimento de diferentes tecnologias pode-se usar nos dias atuais o conjunto de máquinas que realizam o processo de impressão digital, que é um processo que permite combinar tanto os comandos de um computador, como também o de uma impressora.
Basicamente, a impressão digital seria todo e qualquer processo que tende a ocorrer a partir dessa combinação de comando entre um computador e a impressora. O computador tende a enviar dados digitais para a impressora, e assim ocorre a impressão do arquivo que a pessoa deseja. Tudo isso pode ser feito sem a interferência de matrizes como os fotolitos, chapas, filmes, telas e outros que são usados em métodos de impressão mais tradicionais.
Esse processo começou a ser usado ainda no início da década de 90 e desde então passou por diferentes melhorias que tendem a deixar o processo de fato mais otimizado, reduzindo os custos e o tempo de impressão. No caso, o processo de impressão digital permitiu que todas as fases de uma cadeia gráfica fossem integradas, o que basicamente facilita ainda mais o trabalho de produção gráfica por diminuir a necessidade de transferir seus arquivos.
Como funciona o processo de Impressão Digital
Como dito anteriormente, o processo para impressão digital ocorre entre a combinação dos comandos feitos pelo computador e uma impressora. Com os comandos enviados pelo computador, a impressora basicamente separa as informações no intuito de transferir a tinta para o papel. Aliás, toda essa transferência tende a ocorrer de várias maneiras por depender unicamente da impressora – que pode imprimir com o lazer, o piezo electric e o ink jet.
Impressão Digital – Impressora a Lazer
Seria o tipo de impressão comum e mais usado na atualidade . Nesse tipo de impressora os compartimentos de tinta são chamados de Toner e possuem cores em CMYK. Dentro dela passa a ser possível um cilindro ser atingido por raios laser e assim inverter toda a polaridade do mesmo, e os que não sofreram formam a imagem impressa.
Impressão Digital – Impressora a PiezoElectric
Seria a impressora que tem uma espécie de cristal em seus compartimentos que tende a definir toda a quantidade de tinta a ser transferida em um espaço específico do papel. No caso essa transmissão ocorre a partir de descargas elétricas que mostram a quantidade ideal de tinta – que por sinal seriam em cores básicas de CYMK.
Impressão Digital – Impressora a Ink Jet
Essa impressora possui cartuchos, que basicamente possuem quatro tipos de cores padrões de CMYK. Ocorre que o computador transfere as informações do arquivo para um chip e com isso são posicionadas as informações nas cabeças de saída da tinta para que as mesmas definem a quantidade de tinta a liberar no papel de impressão.