O que é merchandising?
O merchandising é um conceito de marketing presente em todos os estabelecimentos aonde existe o consumo. Essa técnica surgiu na década de 1930, nos Estados Unidos, e veio para o Brasil trazendo formas de atrair o consumidor, inovadoras e eficazes.
A seguir no texto abaixo explicaremos seu conceito, definição e técnicas que trabalhadas em conjunto, trazem resultados positivos para quem contrata um profissional da área.
O conceito de merchandising?
Merchandising, é um conceito estabelecido dentro da área de marketing, aonde é aplicado um conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada pelos produtos, ou seja, são técnicas de planejamento e promoção de um produto no tempo e no local de acordo com a escolha da marca, para que produza resultados positivos, como, por exemplo, acelerar a rotatividade da marca.
O merchandising é importante, pois com a soma de ações promocionais e materiais bem aplicados em um ponto específico de venda, consegue controlar a comunicação mercadológica, também conhecida como a hora em que o consumidor compra.
Essa palavra em inglês, merchandise, traduzida para o português significa mercadoria, quando usada como substantivo. Quando usada como verbo, significa o ato de negociar, de transação comercial, de comprar e vender alguma coisa.
Em 1930, o merchandising surgiu como parte do conceito de marketing, nos Estados Unidos. Naquela época, algumas lojas notaram que as mercadorias expostas em vitrines eram muito mais compradas do que as que não ficavam expostas, então seus proprietários começaram a transformar o interior de suas lojas em extensões das suas vitrines, nas quais podiam estar expostas todas as mercadorias. Logo depois começam a surgir o uso de merchandising, em grandes supermercados, aonde ele era feito para dar destaque em todas as mercadorias, começando a partir do layout da loja, corredores, prateleiras, disposição de produtos e diversas promoções.
Nos dias de hoje, essa prática é muito mais completa. Ela acompanha todo o ciclo de vida de um produto, desde a sua imagem até a sua performance diante dos consumidores. O merchandising tem como uma das suas principais ferramentas a criatividade, pois coloca em exposição um produto dentro das mais diversas formas de marketing para atingir diretamente os consumidores usando três elementos chave, o consumidor, a venda, e o dinheiro.
No Brasil existem discussões se quando o produto marca ou logo aparece em algum meio de comunicação em uma ou mais cenas, em filmes, fotografias, inserida no contexto, geralmente em segundo plano ou sendo parte de um diálogo, manuseio, vestimenta, ou qualquer outra forma, sem ser o principal elemento, tendo para isso um custo podem ser chamados de uma prática de merchandising ou “Product Placement”, termo mais conhecido nos Estados Unidos.
Formas de aplicação do merchandising
Existem técnicas em que o merchandising é aplicado, que foram desenvolvidas primeiramente pelos distribuidores alimentares, e mais tarde em lojas de diversos segmentos. Seu objetivo é valorizar os produtos nos pontos de venda para que influencie na decisão de compra dos consumidores.
Listamos algumas delas:
- Exibitécnica: é a técnica de exposição, disposição e exibição dos produtos.
- Cross merchandising: técnica de associação de mercadorias e usos em pontos extras.
- Preço: os preços devem ser informados adequadamente aos consumidores, pois é ele quem decide a compra. O maior influenciador de compras por impulso é a oferta de preço.
- Display: colocar em evidencia o produto.
- Embalagem: tem a função de chamar a atenção do consumidor e ajuda-lo a memorizar a marca.
- Comunicação: chamar a atenção e informar.
- Cor: devem atrair o público-alvo ou destacar mercadorias especificas.
- Som: cria um desenvolvimento indispensável no ambiente da loja.
- Luz: responsável por destacar mercadorias, decorar espaços especiais acompanhando o estilo e personalidade da loja, clarear o ambiente e transmitir a sensação de limpeza.
- Aroma: a decisão de compra é baseada na necessidade ou na emoção das pessoas. O olfato é o sentido que mais provoca emoções.
- Promoção: esforço feito para comunicar e promover empresas e produtos.
- Propaganda: manipulação planejada da comunicação.
- Publicidade: atividade que promove a empresa.
- Layout: planta baixa com a localização estratégica dos produtos e bom funcionamento da circulação.
- Vitrinismo: é a identidade da loja que causa impacto e chama o público para o interior da loja, devendo ser trocadas constantemente.
Quando todas essas técnicas são aplicadas em conjunto, sendo bem estudadas e elaboradas, em um local organizado rentabilizando ao máximo seu espaço, o consumidor passa a consumir mais a marca.