Site icon Foco Promocional – Material para pdv e Comunicação Visual

O que é visual merchandising?

Você sabe o que é visual merchandising?

O que é visual merchandising? Visual merchandising é uma profissão, aonde os profissionais possuem visões abrangentes de técnicas de marketing e publicidade. Técnicas essas que apresentam ao consumidor a imagem que a marca quer transmitir para aumentar o tráfego e vendas.  

https://focopromocional.com.br/wp-content/uploads/2017/06/Você-sabe-o-que-é-visual-merchandising-1.mp3?_=1

No artigo a seguir, explicaremos um pouco mais a respeito do conceito de visual merchandising, definição, salário e detalhes sobre a profissão, confira.

Visual merchandising, comunicação comercial.

O que é visual merchandising? Visual merchandising é uma profissão, que cuida de toda comunicação comercial de uma marca.

Visual merchandising é uma palavra em inglês, que significa mercadoria (quando substantivo), ou o ato de fazer negócio. Essa palavra é um conceito da área de marketing que indica uma técnica de planejamento e promoção de um produto.

Essa profissão busca profissionais que tenham uma visão abrangente de marketing, comunicação integrada, e mídias diversas. Mas que também entenda sobre o comportamento dos consumidores contemporâneos. Eles buscam informações e elementos dentro de uma temática e do contexto dos lançamentos de produtos. E os reproduzem de acordo com suas interpretações em um espaço físico disponível e de acordo com o investimento.

Formas atuais de um visual merchandising

São os visual merchandisers, que costumam definir em qual ordem as peças são expostas, quais combinações vão vestir os manequins. Como misturar cores e tecidos nas araras, e até mesmo as vitrines. Essas formas de expor os produtos no pdv devem influenciar as decisões de compra dos consumidores, ampliando as possibilidades de compra.

Existem dois tipos de visual merchandising

É a técnica visual que um profissional utiliza para chamar a atenção para uma determinada mercadoria. Toda marca tem a responsabilidade de comunicar ao mercado ou consumidor qual a identidade dela, e seu conceito. E através do profissional merchandising são criados elementos visuais que apresentam e chamam a atenção do consumidor final.

É quando o profissional inclui seus produtos ou serviços em obras de entretenimento, como novelas, filmes, comerciais, programas de tv. Por exemplo, um sabão em pó utilizado por uma doméstica em uma novela. Ou a sandália em uma apresentadora de programa de tv. Esse tipo de propaganda possui custos mais elevados, pois é mais abrangente.

Essas são as duas modalidades que um profissional de visual merchandising pode atuar no mercado.

Exemplo de visual merchandising em filme da coca cola

Qual o salário de um visual merchandising?

Os profissionais dessa área possuem médias salariais muito variadas.

Profissional de Visual Merchandising

Sálario Médio

  • Estagiário ou Treinee
R$ 1.083, 34
  • Junior ou Pleno
R$ 1.719,26
  • Sênior ou máster
R$ 2.728, 47
  • Profissionais Conceituados
R$ 7.000,00

 

Essa profissão pode variar sua remuneração de acordo com as qualificações, podendo trabalhar como funcionário fixo ou com consultorias.

Estratégias de um profissional de visual merchandising:

Esses profissionais possuem ferramentas estratégicas que são aplicadas propositalmente. O objetivo é de criar um diálogo entre a marca e os consumidores e transmitir a imagem idealizada da marca. A primeira é o posicionamento da marca, nela é definido qual a imagem o negócio quer passar para o mercado. Se ela é uma marca para publico A, B ou C, ou se quer a imagem de um produto inovador. A segunda é o design, que a loja irá seguir de acordo com o público que ela quer atingir.

A terceira são as instalações que devem harmonizar o conceito da marca, os equipamentos o posicionamento dos móveis e objetos. A quarta seria a comunicação visual, que tem como uma grande aliada, por exemplo, a iluminação, a sinalização do ambiente. Itens importantes para que o consumidor encontre com facilidade o que procura dentro da loja.

A última é o layout, um espaço pensado de maneira estratégica, harmonizando todas as estratégias acima em um único espaço.Como a vitrine, a exposição dos produtos, a fachada, é pensada estrategicamente para chamar a atenção do consumidor.

As empresas que buscam esse tipo de profissional, visual merchandising, para que ele trabalhe com todas essas estratégias. E assim melhore a publicidade e marketing da marca e consequentemente as vendas. É no ponto de venda, que as pessoas decidem o que vão comprar, sendo atraídas pela decoração, vestuário e ofertas.

10 dicas de visual merchandising.

Este vídeo resume em 10 dicas o que é visual merchandising e o que o profissional faz na pratica, assista agora vale pena.

Esperemos ter te ajudado a entender o que é visual merchandising? Se quiser saber mais sobre o que é merchandising no ponto de venda produzimos um artigo que te ajudará a compreender melhor o assunto.

 

Materiais complementares

Exit mobile version