O display cross e as funções básicas do merchandising.
Melhora a visibilidade de marcas e seus produtos em meio aos outro e influencia diretamente na decisão de compra do cliente. Os display cross são indicados para anunciar e colocar produtos pequenos e de alta rotatividade no mercado, principalmente aqueles que estão inseridos em uma segmentação de mercado muito competitiva e elástica.
Um bom exemplo seria o de aparelhos de barbear. Existem tantos modelos e marcas que o cliente pode até se fidelizar a uma em particular, porém se o preço subir demais ou se estiver em falta, irá optar pela concorrência.
Em meio a tanta competitividade, aplicar o display cross como estratégia de aumentar a visibilidade no ponto de venda é começar a delimitar o seu território no coração e na mente do cliente. Descubra agora quais são alguns tipos de display cross que são efetivos como técnica de merchandising.
Display cross e o fluxo de produtos
O display cross que auxilia no fluxo de produtos é aquele que permite que o consumidor puxe o produto que está mais próximo a saída do objeto e, logo depois de ser retirado, seja substituído por um novo.
Essa técnica é super viável porque além de passar ao consumidor a ideia de que é interminável e que o produto sempre estará ali, além de estimular a interação cliente e marca, também poupa o trabalho do funcionário que repõe material nas gôndolas.
Se um funcionário fosse repor a mercadoria na gôndola a cada dez minutos, pré estabelecidos pela empresa anteriormente, dependendo do tamanho do display cross aplicado para a marca e produto em questão, poderá repor em duas horas.
A falta de abastecimento provavelmente não será um problema com o display cross criado visando o fluxo de produtos.
Display cross e a funcionalidade do produto
Esse tipo de display cross enaltece o produto a partir da embalagem e destacando suas qualidades funcionais. Comumente ele é possui um design similar ao produto que será colocado dentro dele.
Imagine um display cross em material de plástico, que possui o formato de um frasco de perfume específico. Dentro dele, está o próprio produto, ou seja, o perfume real está dentro do perfume criado a partir do conceito de display cross.
O cliente irá desviar a sua atenção do resto das marcas presentes no local, dando maior importância à embalagem que está em destaque pelo display cross e, de maneira sutil, frases de efeito que caracterizem a marca e o produto. Por exemplo, se a fragrância do perfume divulgado dor cítrica, usar alguma frase que enalteça essa característica.
Display cross e o destaque de produto
É fato que qualquer estratégia de merchandising é criada visando a prevalência de um produto ou marca em relação aos outros. Por isso, o display cross que visa o destaque de produtos é ideal para serem colocados nos hot points e que contenham produtos de alta rotatividade e despertadores de desejos e disparadores de necessidades.
Normalmente nos deparamos com display cross que destacam produtos e aumentam a o seu fluxo de rotatividade nos lugares que estão próximos ao caixa ou em pontas de gôndolas.
Lugares que proporcionam ao cliente a oportunidade de prestar atenção apenas ao que está sendo divulgado e que ativam o seu ponto cego para o seu redor cheio de outros produtos de diferentes categorias.
O display cross é ideal para aqueles que possuem pontos de vendas varejistas de alta rotação de pessoas, como supermercados e hipermercados. Enalteça o seu produto com essa técnica de merchandising e o próximo passo é esperar o aumento das suas vendas.