Como é o processo de decisão de compra no ponto de venda?

Como é o processo de decisão de compra no ponto de venda

Processo de compra no ponto de venda.

Como é o processo de decisão de compra no ponto de venda?

Como é o processo de decisão de compra no ponto de venda? Com a concorrência dos diferentes segmentos do mercado aumentando a cada dia. É crucial que as empresas busquem por alternativas na intenção de aumentar as vendas e conquistar a confiança do público-alvo. Diante disso, muitas empresas saíram em busca de alternativas para se sobressair no seu segmento. Nem todas levam em  consideração o processo de decisão de compra no ponto de venda.

Esse processo de decisão de compra no ponto de venda tende a ocorrer com mais frequência do que as pessoas imaginam. E existem pesquisas a qual apontam a necessidade das empresas focarem em merchandising a partir do pdv. A ideia é que aumentem a sua influência sobre o processo de decisão de compra de seus clientes.

Confira no texto mais detalhes sobre esse processo de decisão de compra no ponto de venda.

Na pesquisa “A hora certa de ativar o shopper” realizada pela Nielsen apontam que:

  • 70% das decisões de compra feitas pelos consumidores são em frente as gôndolas onde os produtos seriam expostos.
  • Cerca de 50% que foram feitas apenas por hábito, pelo fato dos consumidores sofrerem estímulos para executar a compra.

Como é o processo de decisão de compra no ponto de venda?

O processo, analise das empresas

O processo de decisão de compra no pdv seria algo real e que precisa ser analisado com cuidados pelas empresas. Para que justamente possam começar a usar a tática correta que estimule o processo de compra. As empresas precisam entender que esse processo de decisão de compra ocorre por causa do layout e estética do pdv.

Ou seja, a cenografia do ponto de venda tende a influenciar de maneira direta no processo de decisão de compra. Justamente por estimular seus clientes a consumirem e esses estímulos são basicamente visuais. Tente entender que essa cenografia seria muito mais do que a decoração e toda a composição do ponto de venda. Isso permiti criar um local ao qual seja agradável e receba aos consumidores com a grande qualidade.

A cenografia do ponto de venda

A cenografia do ponto de venda pode ser caracterizada como um layout. Por isso precisa considerar a construção de um projeto de composição do local de venda que traduza o conceito da marca. A ideia seria reunir conceitos agradáveis que façam o ambiente se tornar único e cativante para os consumidores. E logo pode servir como o principal influenciador no processo de decisão de compra.

Nesse caso a empresa tende a trabalhar a cenografia do ponto de venda de várias formas. Considerando fatores importantes, e principalmente considerando quatro aspectos cruciais para o ponto de venda:

  • Vitrine
  • Iluminação
  • Design
  • Móveis

Dentro destes 4 itens deve ser milimetricamente pensando para criar um ambiente agradável. Esses quatros aspectos precisam estar combinados com os conceitos das empresas, assim transmita a imagem da mesma. Tenha atenção a vitrine e o design, pois ambos tendem a permitir o uso de certas estratégias visuais como cores. Assim, pode-se criar o processo de decisão de compra no ponto de venda com mais eficiência.

Como é o processo de decisão de compra no ponto de venda?
Tenha cuidado para não deixar o ponto de venda com muitos detalhes a ponto de ter uma grande poluição visual. Entenda que o segredo seria focar no meio termo e agradar os seus consumidores com certo cuidado. Entendo como é o processo de decisão de compra no ponto de venda, você se destaca no ponto de venda. Produzimos mais artigos sobre comunicação visual no ponto de venda, acesse e confira essa e outras matérias em nosso blog.