Pesquisa de mercado, ouça a opinião do seu cliente
Pergunte ao seu Cliente!
Nenhuma marca existe se não há cliente, isso porque ele é a fonte de dinheiro que será intercambiado pelo seu produto ou serviço oferecido. Por esse motivo, a opinião dele deve ganhar uma atenção especial na hora de decidir mudanças ou avaliar desempenho da empresa. A principal ferramenta para entender o seu cliente é a pesquisa de opinião.
Investir em uma pesquisa de opinião demanda dinheiro, então deve ser pensada com clareza e objetividade, sempre focada em resultados. Também não adianta planejar uma pesquisa de opinião e realiza-la mesmo sabendo que não há condições financeiras para implantar mudanças com os resultados obtidos. Isso gerará descrédito com o seu cliente.
Para entender mais sobre a importância e como fazer a pesquisa de opinião, e colocar sua marca e produto no coração do seu cliente entro e fora do ponto de venda, continue a leitura desse artigo!
Pesquisa de opinião no ponto de venda
Como comentamos acima, uma pesquisa de opinião demanda dinheiro. Você precisará de uma equipe capacitada para desenvolver variáveis eficientes, detecção de clientes que realmente interessam saber a opinião e o tempo desses empregados.
Diante desse quadro, é preciso pensar uma pesquisa de opinião que envolva o nível de satisfação do cliente, o valor por ele percebido e o nível de lealdade que ele tem com a marca. Além disso, é preciso dispor de perguntas que permitam a detecção de possíveis defeitos em produtos e aspectos a serem melhorados enquanto organização e prestação de serviço.
Afinal, vender em um ponto de vendas também demanda qualidade em serviço, atenção e atendimento. A abordagem precisa ser objetiva e agradável, mas sempre com os clientes certos. Saiba que as respostas do seu consumidor serão baseadas no sentido comum, mas isso não significa que não dê para extrair informações valiosas.
As perguntas para os clientes no ponto de venda devem envolver variáveis que detectem a qualidade e o status que ele tem da marca, além de possíveis influências da própria cultura organizacional ao vender um produto/serviço.
A percepção do valor da marca pode ser detectada com o entendimento dele a partir das mensagens transmitidas pelas empresas. Sejam elas através de campanhas publicitarias, peças de merchandising fora e dentro do ponto de venda e inclusive dos elementos visuais não verbais que a marca utiliza.
Já a lealdade pode ser abordada na pesquisa de opinião questionando a frequência de compra, o motivo e perguntas que envolvam o nível de suprimento de necessidades. Tudo isso deve estar relacionado com o objetivo e funcionalidade do produto/serviço oferecido pela empresa.
Extensão da pesquisa de opinião para o virtual
Não é porque o principal canal de distribuição da sua empresa é físico (varejista, maiorista, franquias, licenciados, etc.) que o espaço virtual deve ser ignorado. Hoje em dia os clientes são movidos e influenciados pelas opiniões encontradas na internet, já que o acesso é mais fácil e cômodo.
Disponibilize alguns questionários no seu site e divulgue em redes sociais. Se preferir segmentar ainda mais a sua pesquisa de opinião digital, crie um banco de dados com e-mails do seu público objetivo e envie somente para eles um correio eletrônico exclusivo, perguntando o que ele pensa sobre a instituição.
Para estimular o consumidor a responder a sua pesquisa de opinião, também é necessário oferecer recompensas. Podem ser descontos, sorteios e até mesmo um presente simbólico da marca. E isso também deve ser aplicado na pesquisa de opinião feita no ponto de venda.
O mais importante de tudo, é agradecer ao cliente! Sempre deixe claro o quão agradecida a empresa está por tê-lo como consumidor e, além disso, por ter disponibilizado do seu precioso tempo para responder algumas perguntas, que são de suma importância para o crescimento da organização.
Antes de promover qualquer produto ou serviço, seja ele digital ou num ponto de venda, pergunte ao seu cliente o que ele acha disso. Mas não se esqueça de que o mais importante é atender a essas expectativas, dando respostas aos problemas e satisfação sobre todos os questionamentos propostos. Isso é realizar uma pesquisa de opinião eficiente e ótima!