Como escrever um plano de marketing quando você não sabe nada sobre marketing
A resposta é, em uma palavra, marketing.
Como escrever um plano de marketing quando você não sabe nada sobre marketing? Não importa o quão bom o seu produto ou serviço é, se não há um mercado para ele, ou você não sabe como chegar a esse mercado, você não vai atingir seus objetivos de negócios. É por isso que ter um plano de marketing escrito é importante para a maioria das empresas. A pesquisa que você completa para escrever o plano força você a se concentrar em como você está indo para encontrar clientes e levá-los a comprar.
Existem algumas empresas que tropeçam em um mercado com fome que, de fato, dita o plano de marketing. Toni’s próprio Anisette Cookies, uma empresa de cookies em Peabody, Massachusetts, é um deles. Começou seu começo em 2004 em que Toni Khafif começou cozer e vender biscoitos do anisette em uma loja de conveniência de propriedade de seu marido Mohamed.
“Eles voaram para fora das prateleiras”, diz Toni. Eles perceberam que estavam em algo, e quando um cliente pediu para comprar uma grande quantidade de cookies porque um fornecedor tinha fechado, eles decidiram dar o mergulho. Toni e seu marido abriram uma operação de biscoito por atacado em uma facilidade de 800 metros quadrados com menos de R$ 17.000 no mês seguinte. Um mês depois, eles desembarcaram sua primeira conta grande loja de cadeia. Agora, embora a empresa nunca tenha tido um plano de marketing formal, a empresa tem um negócio de R$ 2 milhões e seus biscoitos estão em todas as grandes redes de supermercados do Nordeste.
A maioria das empresas não são tão afortunados. Mais típico é a história de um casal suburbano que usou todo o seu dinheiro de reposição para comprar ferramentas e uma van para iniciar um serviço de reparação de automóveis móveis. Então perceberam que não tinham mais dinheiro para anunciá-lo.
“O plano de marketing é a base de um negócio (e uma parte importante de um plano de negócios)”, explica Ronni Rosen, consultor sênior de negócios no New York State Small Business Development Center na Stony Brook University. “No entanto, muitas pessoas tratam o marketing como uma reflexão tardia”, diz ela.
O que é um plano de marketing?
Como escrever um plano de marketing quando você não sabe nada sobre marketing passa por um plano de marketing que é um documento escrito que explica como você vai fazer as pessoas comprarem o que você vende. De acordo com Rosen, as três partes principais a considerar são:
Clientes / Mercado – Quanto mais específico você é, melhor você estará em focar seus esforços de marketing.
Competição – Aprenda o máximo que puder sobre sua competição para que você possa determinar como posicionar e promover a si mesmo.
Estratégia de Marketing – Marketing é tudo que você faz para promover o seu produto / serviço para obter uma participação rentável de todo o mercado. Como você executa essa é sua estratégia de marketing.
Identifique seu mercado e seus clientes
Comece seu plano de marketing considerando, o problema (s) seu produto ou serviço resolve ea necessidade (s) que preenche. Uma cerca, por exemplo, é uma barreira simples, mas os problemas que resolve incluem privacidade, segurança, manter as crianças e bloquear vistas feias.
Agora, olhe para o mercado. Quantas pessoas compram o que você vende todos os anos e quanto gastam em suas compras?
Não adivinhe essas informações. Pesquisá-lo usando as seguintes ferramentas:
- Pesquisas on-line lhe dará estatísticas nacionais sobre o tamanho do mercado.
- Pesquise a página de dados rápidos do Census Bureau dos EUA para informações demográficas locais.
- Seu local US Small Business Development Center ou escritório SCORE oferece ajuda gratuita para pequenas empresas.
Em seguida, descreva seus clientes mais prováveis. Lembre-se, “todos” não é um mercado. Nem “todos os proprietários de casas” ou “todos os negócios do condado”. Essas categorias são muito amplas e procure nichos em grandes mercados, como idosos que viajam com freqüência, por exemplo.
Procure características comuns compartilhadas pelos clientes. Dependendo do que você vende, esses podem incluir:
- Era
- Gênero
- Localização
- Renda
- Número de crianças
- Hobbies
- Ocupação
Para vendas B2B, as características importantes podem incluir:
- Indústrias
- Vendas anuais
- Número de empregados
- Tamanho e frequência das encomendas
- Como seu produto melhora sua linha de fundo
Você também deve considerar se existem empresas maiores que poderiam distribuir o seu produto mais amplamente, ou “oculto” mercados, tais como empreiteiros gerais que podem usar o seu negócio de encanamento como um subcontratado.
Se possível, fale com clientes existentes ou potenciais. Chamá-los, conhecê-los socialmente ou em eventos de negócios. Se você já tem clientes como os Khafifs, peça feedback. Se você não tem clientes, dar amostras grátis em troca de feedback.
Depois de concluir sua pesquisa, sintetize as características de seus clientes ideais. Estas serão as pessoas com a maior necessidade de dinheiro para pagar o que você vende e, idealmente, a necessidade de comprar em quantidade ou em uma base de repetição. Inicialmente, estas serão as pessoas que você se concentrar.
A competição
Para conquistar clientes, você precisará distinguir seus negócios dos concorrentes. Investigação que os concorrentes são, que eles alvo, como eles próprios preço e como eles fazem suas marcas conhecidas aos seus clientes.
- Pesquise na Web os termos associados à sua empresa, como “paisagistas perto de Farmington”, ou “remoção de lixo” ou “fabricante de coletores”.
- Olhe para sites de concorrentes, slogans, anúncios e imagens para determinar quem eles alvo.
- Olhe no Facebook, Yelp, Angie’s List e outras mídias sociais, anotando o que as pessoas gostam ou não gostam sobre eles. Fazer isso pode ajudá-lo a determinar o que o torna único.
Resuma esta pesquisa em sua seção de “concorrentes”, observando nomes e locais e seus maiores concorrentes e vantagens competitivas.
Desenvolva sua estratégia de marketing
Primeiro, pense nos objetivos estratégicos do seu negócio. Estes devem corresponder aos objetivos em sua estratégia de marketing. Em seguida, priorizar cada objetivo para que você possa atribuir um orçamento para cada um. Os montantes orçados também variam com base em se você quiser simplesmente manter os clientes, trazer novos a bordo ou realmente acelerar o crescimento.
Em seguida, determinar as melhores maneiras de abordar potenciais clientes.
Networking, referências, flyers, mailings postal, e-mail marketing, um site, afixando a mídia social, publicidade e falar em reuniões são táticas de marketing pequenas empresas comuns. Mas, para ser eficaz, você precisa ser mais específico, fazendo perguntas como:
-
- Quais grupos de rede fazem seus clientes ideais atender?
- Onde eles ouvem falar de empresas como a sua?
- Quantas vezes você vai ter que se comunicar com eles e quanto tempo vai demorar para torná-los um cliente?
- Que táticas você pode usar para obter o seu nome na frente da maioria dos clientes, repetidamente, da maneira mais custo-eficiente? Quem na sua empresa irá lidar com essas tarefas?
A chave do sucesso
Se você precisa de motivação para começar, use uma das muitas planilhas de planejamento de marketing útil em linha como um guia. Depois de ter todas essas informações no papel, crie seu orçamento e começar a trabalhar. Escolha uma ou mais pessoas para realizar as várias iniciativas de marketing e definir um cronograma. Não tente fazer tudo de uma vez. Escolha as estratégias de topo e implementá-los, certificando-se de que as táticas que você escolhe levar a comunicações repetitivas com suas perspectivas de vendas mais provável.
“Lembre-se que um plano de marketing é apenas uma ferramenta”, diz Rosen. “Você precisa avaliar seus resultados periodicamente e fazer mudanças rapidamente se algo não está funcionando.Não continue pagando por qualquer técnica de marketing, se não parece estar ajudando a aumentar o seu negócio.
Mantendo as três principais considerações de um plano de marketing na vanguarda e ajustando-se como necessário, você estará bem equipado para posicionar seu negócio para o sucesso da maneira mais eficaz possível. Acredito que este artigo te ajudou a entender Como escrever um plano de marketing quando você não sabe nada sobre marketing, envie seu feed back e ajude nossa equipe a prduzir mais artigos como este.
Sobre o autor
Janet Attard é a fundadora da BusinessKnowHow e autora de vários livros sobre pequenas empresas. Para saber mais sobre Janet e acessar uma planilha de plano de marketing útil e outras dicas, visite businessknowhow.com.