clip strip

Clip Strip PDV, brilhando na gôndola

 

O consumidor muitas vezes se esquece de levar algumas coisas quando vai ao ponto de venda, ou acaba se distraindo com o excesso de informação. E a nossa missão como vendedores é lembra-lo de que está se esquecendo de algo, e o clip strip cumpre exatamente essa função.

O clip strip é um elemento do cross merchandising, que estimula a venda cruzada de produtos no ponto de venda. Ele tem o formato de uma tira comprida, podendo ser de cores diversas ou personalizadas, e ganchos plásticos para segurar o produto que será vendido. Quer entender mais sobre o clip strip no ponto de venda? Continue a leitura desse artigo!

Clip stripClip Strip entre outra categoria

O ponto de venda deve ser pensado em cada detalhe, para que todo espaço possível seja preenchido com produtos que possam ser comprados pelos clientes. Apesar de gôndolas e prateleiras cumprirem muito bem o papel de protagonistas, também há alguns coadjuvantes que merecem a devida atenção, no tempo certo.

O clip strip é um desses coadjuvantes que dão toda graça para a trama final da novela, digamos. Ele é um forte estimulador de compras por impulso ou por conveniência, já que ao estar estrategicamente posicionado perto de produtos que não são da mesma categoria, mas possuem relação direta no uso, estimula aquele pensamento: “Já que estou aqui, vou levar.”.

Um bom exemplo é o do queijo ralado em supermercados. Muitas vezes eles estão posicionados perto de leite, sopas, macarrões, manteigas, entre outros elementos que, à primeira vista não têm nada a ver, pois são de categorias diferentes, mas no fundo já internalizamos que o uso de um também estimula o uso do outro.

Nesse sentido, quando um cliente está habituado a ir a um ponto de venda, seja ele um supermercado ou simplesmente varejista de uma marca específica, ele já naturaliza o encontro de diferentes elementos perto de outros. Assim, é criada uma tendência de consumo no ponto comercial, que fomenta a rotatividade desses produtos normalmente esquecidos pelos clientes.

clip-strip-ponto-de-venda

Clip Strip no check out

Outra possibilidade de ganhar visibilidade com o clip strip é colocando o material no ponto estratégico perto do caixa, ou seja, no check out. O objetivo dessa escolha é que o cliente veja e se sinta agradecido pela loja por ter ajudado ele a se lembrar de levar esse produto.

Normalmente não são produtos de necessidades básicas, mas sim aqueles que estão vinculados à compra por impulso, detalhes do cotidiano que não fazem falta quando não estão, mas fazem a diferença quando estão. Se usarmos como exemplo um supermercado, esses produtos podem ser barbeadores, gomas de mascar, revistas, gibis, chocolates, etc.

O número de pessoas que vai a um supermercado somente para comprar a revista de moda mensal é quase zero, para isso existem as bancas de revistas. Porém, essas pessoas sim vão a comércios varejistas para comprar a comida do mês, e quando passam pelo caixa elas olham a revista de moda e aproveita para comprar logo.

clip-strip-pdv-black

Com essa jogada estratégica do ponto de venda, o consumidor economizou o tempo de ir à banca de revista e também aproveitou para comprar tudo de uma vez. Não há dúvidas de que o cliente sairá mais satisfeito da loja, com aquela sensação de alívio e missão cumprida.

Esse exemplo foi com a revista de moda, mas poderia facilmente ser substituído por qualquer outro produto que possa ser sustentado pelo clip strip no check out do ponto de venda.

A principal função do clip strip é lembrar ao cliente de produtos que normalmente são esquecidos. Acontece que a partir dessa possibilidade é possível fazer inúmeras relações e associações estratégicas para aumentar a rotatividade de produtos no ponto de venda.