Display de chão, a chave para vender mais no PDV
Generalizar é delicado, porém quando dizemos que a melhor forma de comunicar uma mensagem ao cliente é dentro do ponto de venda (PDV), é porque, comprovado academicamente, 85% das decisões de compras são feitas dentro da loja. E existem várias ferramentas que auxiliam nesse potencial de persuasão, o display de chão pdv é um deles.
É claro que apostar em uma boa campanha de comunicação é fundamental para fazer com que a marca seja conhecida e reconhecida por alguns elementos. Porém para isso, é necessário que a experiência no PDV esteja ao alcance do que está sendo comunicado pelos meios convencionais.
A arte de criar esse elo entre a comunicação e o PDV é chamada de merchandising e algumas ferramentas dessa técnica profissional têm como objetivo principal o aumento das vendas por impulso. Quer entender melhor como o display de chão pode ser a chave para vender mais no PDV?
Vendendo mais com o display de chão no PDV
O display de chão comunica, informa, coloca em evidência e reforça uma mensagem já passada antes. Ele irá fazer com que a marca ali anunciada chame mais atenção que a da concorrência ou concorrentes. O display de chão é a chave para vender mais no PDV principalmente quando se está lançando um produto novo ou uma modificação de embalagem, pode ser uma das peças de uma campanha de comunicação publicitária e em anúncios de promoção ou descontos.
Imagine que é dia das crianças e você tem uma loja fabricante de cadernos estudantis. Nas duas semanas prévias ao volta às aulas um display de chão temporário e personalizado seria uma excelente pedida para impulsionar vendas. A sua marca com certeza ganharia mais destaque que as outras se estiver em um supermercado, por exemplo.
É importante também levar em consideração que no ponto de venda tudo precisa ser calculado e ter um propósito, então o display de chão ganha outras duas vantagens: não ocupa muito espaço, é leve e por isso facilita a locomoção, podendo variar de lugar.
Como vender mais com o Display de Chão
Se o seu caso for de ter uma empresa própria e estiver pensando em colocar um display de chão no PDV, o ideal é que o display de chão siga a mesma identidade visual da marca. Afinal, imagine o McDonalds com um display de chão azul e amarelo, cores do Burguer King. Nada vantajoso dar visibilidade ao seu concorrente direto.
Assegure-se de que o display de chão esteja em concordância e harmonia com o resto da loja, tanto em altura quanto em largura.
Um display de chão para conquistar mais vendas precisa ter, como máximo, 2 metros de altura e os produtos devem ser expostos a partir de meio metro (0,50 m). E que os produtos principais estejam na altura dos olhos (1,60 m) e altura de pega (entre 1,20 m e 1,60 m).
Lembre-se que o conceito de produto principal varia com o objetivo do display. Se o caso for de um temporário (menos de 6 meses), coloque os produtos carros chefes da coleção que está sendo divulgada na altura dos olhos e na altura de pega os produtos menos importante que os principais. Nesse caso, as pessoas estão comprando porque há uma necessidade, então o preço não será o principal fator a ser levado em conta.
No caso de que seja a divulgação de uma promoção, na altura dos olhos coloque os produtos mais baratos e entre 1,20 m até 1,60 m, os produtos bons que também estão em promoção, porém não tão baratos.
O importante é chamar a atenção e cativar o cliente.
Aproveite o espaço físico que há no seu PDV para impulsionar as suas vendas. Se o cliente entra na sua loja é porque tem a necessidade de algo, então para cativa-lo é investir em estratégias de economia de espaço e atrativa visualmente e financeiramente, o display de chão é a chave para vender mais no PDV.