Faixa de gôndola tamanho
Você já ouviu falar em faixa de gôndola tamanho? Se a resposta for não, saiba que se você foi pelo menos uma vez ao supermercado, é provável que tenha se deparado com uma e ela influenciou no seu poder de decisão.
A faixa de gôndola tamanho é uma ferramenta do merchandising normalmente feita em PVC ou poliestireno, com uma largura que pode variar de 30 a 130 centímetros e a altura de 3 a 5 centímetros. Normalmente está localizada na área logo abaixo do produto na prateleira que ele está colocado, no espaço onde também de fixam os preços.
Ela pode ser utilizada tanto para uma função de apresentar um novo produto, quanto para anunciar uma nova promoção. Ficou curioso para saber mais sobre o poder da faixa de gôndola no tamanho certo no ponto de venda? Continue a leitura!
Atraindo o consumidor
Mentalize o seu cliente passeando entre as gôndolas do ponto de venda e está indeciso sobre o que levar, qual marca escolher ou qual produto seria o que melhor ajudaria a suprir a sua necessidade. Acontece que há muitas opções e ele não sabe qual é a diferença entre uma e outra, apenas os preços.
Se escolhe a mais barata, a qualidade pode ser ruim e vir a frustração. Se escolhe a mais cara, ele terá que abrir mão de outro produto para poder pagar o preço mais alto. Provavelmente irá escolher um preço intermediário entre o mais caro e o mais barato, mas comprando sempre com dúvidas sobre a sua decisão.
Conseguiu mentalizar? Agora imagine se todos os vendedores, um de cada marca, pudessem estar ao lado dos produtos que estão sendo analisados pelo cliente, prontos para responder todas as dúvidas. Sabemos que isso parece um pouco caro e até absurdo, porque a realidade é que isso é quase impossível.
Mas existe uma solução mais em conta e efetiva na mesma proporção: a faixa de gondola tamanho.
Posição da faixa de gôndola
Ela está posicionada logo abaixo do produto a ser analisado pelo cliente, oferecendo informações importantes acerca do produto, funcionado quase como uma extensão da marca e do próprio produto. Nela, estarão todas as informações que o consumidor precisa saber para diferir entre uma marca e outra.
Também é importante que esteja com frases específicas da marca, como slogan ou o nome da campanha publicitária atual. Isso é fundamental para entender o próximo tópico sobre a faixa de gondola tamanho.
O poder de fidelizar
Investir em uma ferramenta de merchandising como a faixa de gôndola tamanho tem sim a ver com se diferenciar dos outros competidores no ponto de venda, mas também serve para manter o vinculo com o seu cliente. E essa função deve ser prioritária.
Quando a faixa de gôndola tamanho capta a atenção do cliente e ele se sente convencido a comprar o seu produto, é porque a mensagem comunicada pela marca funcionou e foi eficiente. As palavras e o conceito escolhidos entraram na cabeça dele e, se a experiência com a compra for boa, ele se lembrará desse argumento da faixa de gôndola tamanho na próxima vez.
E se uma marca consegue que um consumidor volte a ser cliente outra vez, é porque os laços estão cada vez mais fortes. Conforme a frequência de compra aumente, ele nem irá pensar duas vezes quando passar pela categoria do seu produto, irá diretamente pegar o da marca que conquistou o seu coração anteriormente.
Utilizar a faixa de gôndola tamanho como estratégia de fidelização pode ser muito efetivo se avaliarmos os efeitos em largo prazo. É fato que um cliente satisfeito também recomenda uma marca aos outros amigos e o melhor de tudo: com argumentos efetivos.
Investir em faixa de gôndola tamanho para o seu ponto de venda é pensar no bem da empresa e do consumidor. É acreditar que a sua marca vale a pena e deve ser escolhida pelo cliente porque ela é excelente e irá suprir as suas necessidades com excelência.