pós atendimento

Trate seu cliente como você gostaria de ser tratado.

 

O maior erro de um vendedor é achar que uma venda termina no momento que o cliente realiza a compra e vai embora da loja. Essa é a ideia errônea que leva uma empresa a perder números de venda, pois esse tipo de pensamento tira a importância do pós atendimento, que hoje em dia é crucial para qualquer organização comercial.

Entender a importância do pós atendimento não é difícil, apenas demanda uma visão empreendedora. Iremos abordar esse assunto agora de maneira rápida e fácil, mas que irá mudar a sua visão acerca do pós venda.

A importância do pós atendimento

Precisamos admitir que o consumidor está muito mais educado do que antes. E quando falamos de educação, não nos referimos à escolar, e sim ao ganho de consciência de consumidor que eles vêm ganhando, descobrindo o real poder que eles têm sobre a sua decisão de compra e o valor deles para uma marca.

Além disso, vivemos em um contexto de crise econômica, que sempre significou um momento de terra fértil para a criatividade empresarial, mas ao mesmo tempo uma seleção de compra mais criteriosa, comprando somente o necessário.

O terceiro fator que estimula a importância do pós atendimento na atualidade é que com a geração Y, ou geração do milênio, surgiu o que chamamos de “experiência de compra”. Essa geração de pessoas que nasceu com a internet no cotidiano acabou promovendo de maneira generalizada o conceito de lojas e marcas que não vendem apenas produtos ou serviços, mas sim uma verdadeira experiência de compra.

contato-pos-atendimento

Esses três fatores são cruciais para entender como o pós atendimento pode ser relevante na hora de fidelizar um cliente. Já que ele se sentirá muito mais motivado a voltar para uma marca que está interessada em saber se a experiência foi positiva, se ele está contente com o que consumiu e que valoriza a sua compra como consumidor.

Mas por que fidelizar um cliente? Porque conquistar novos clientes possui um custo entre 5 a 7 vezes maior do que manter um.

Lembre-se que apesar de tudo, o foco principal da sua empresa comercial é realizar vendas, focando sempre no volume vendido para aumentar a rentabilidade da mesma. Então, se você possui a oportunidade de fazer isso gastando a menor parcela do seu orçamento, aproveite.

Como último argumento sobre a importância do pós atendimento, é que um cliente não satisfeito pode gerar uma repercussão sem tamanhos, demandando muito dinheiro para reverter a situação. O pós atendimento é ideal para evitar essas situações e manter tudo sob controle.

Tipos de pós atendimento

Existem dois tipos de pós atendimento: o ativo e o receptivo.

O objetivo dos dois é poder transmitir ao cliente o maior nível de credibilidade e confiança para o consumidor, sempre visando a satisfação e fidelização de um cliente. Ao conhecer os dois tipos de pós atendimento, será mais fácil direcionar as suas ações de retenção de clientes.

atendimento Pós atendimento ativo

No pós atendimento ativo, é o vendedor quem procura o cliente após alguns dias da compra realizada, a abordagem precisa ser respeitosa não invasiva.

O lojista que atende o cliente normalmente é o responsável pelo pós atendimento, perguntando questionamentos chaves. Esses questionamentos irão servir para a melhoria de toda a experiência ou correções de falhas do produto, também é válido demarcar alguns pontos positivos que o cliente percebeu.

Nesse tipo de atendimento, a hora certa para perguntar se o contato poderá ser mantido é quando percebe que o cliente reagiu de forma positiva aos questionamentos. Não necessariamente as críticas precisam ser positivas, mas sim a recepção dele ao pós atendimento.

Peça sempre o direito de entrar em contato posteriormente, seja por telefonemas ou e-mail.

atendimento-posPós atendimento receptivo

Muitos dizem que esse tipo de pós atendimento não é muito efetivo, já que é o cliente quem vai atrás da marca para fazer críticas ou sugestões. Porém, se pensarmos um pouco fora da caixa, é possível perceber que nessa modalidade de pós venda as críticas sempre serão reais e apontarão falhas que realmente farão diferença ao serem melhoradas.

Para dar certo, é preciso estimular o cliente a procurar a marca, oferecendo brindes, um ótimo atendimento e canais de fácil acesso. Muitos disponibilizam questionários ou um canal de comunicação de atendimento ao cliente.

Mais importante que o pós atendimento, é o saber resolver o problema, escutando o cliente e não oferecer justificativas para as reclamações, apenas soluções e credibilidade. Não perca nunca a oportunidade de fidelizar o seu cliente com um pós atendimento efetivo, eles são valiosos!