O que é Faixa de Gôndola?
Faixa de gôndola é uma ferramenta do merchandising, feita em PVC ou poliestireno, seu tamanho varia de 30 a 130 centímetros de largura e 3 a 5 centímetros de altura. Está localizada abaixo do produto na prateleira em que ele está colocado, no espaço onde também se fixam os preços.
O cliente precisa ser conquistado em qualquer oportunidade que uma marca possa ter contato com ele, inclusive dentro do ponto de venda. É por isso que as técnicas desenvolvidas pelo merchandising têm como objetivo principal o aumento da visibilidade do produto através do olhar do cliente e é ai que entra a importância de se entender o que é faixa de gôndola?. Caso queira entender o que é merchandising e o que é Faixa de Gôndola, preparamos este artigo, confira.
O que é Faixa de Gôndola?
Hoje vamos falar sobre uma das mais usadas: a Faixa de Gôndola. Tente se lembrar da última vez que você foi ao supermercado comprar uma pasta de dente, e ao analisar os preços, os seus olhos pararam exatamente naquela que era da mesma cor que a faixa de gôndola que estavam os preços. Provavelmente nela também estava escrita uma frase impactante, que lhe fez lembrar o slogan de uma pasta de dente conhecida.
Após essa reflexão, é hoje de saber o que é a faixa de gôndola e como elas podem ser elaboradas por profissionais. Vamos lá!
Onde fixar a faixa de gôndola?
A área onde estão fixados os preços dos produtos, logo abaixo da estante que os sustenta, é o lugar que recebe a faixa de gôndola. Alguns especialistas definem o seu tamanho ideal entre 50 x 7,5 centímetros, mas isso não significa que esses valores não possam ser alterados, a única preocupação é que não atrapalhe a visão ótima do produto.
A faixa de gôndola deve ser uma extensão da marca e de toda a campanha publicitaria que vem sendo feita para determinado produto. O consumidor deve olhar e diretamente associar o aspecto visual ao produto/marca.
Para causar mais impacto, alguns formatos podem ser recortados diferentes ou terem tamanhos um pouco superiores ao de uma faixa de gôndola padrão, mas sempre com a cautela necessária para não atrapalhar a visão do consumidor e nem a área de contato com o produto. A faixa de gôndola pode ser usada para cumprir com duas funções: a informativa e a promocional.
Vamos entender melhor cada uma agora.
A Faixa de Gôndola Informativa
A faixa de gôndola informativa é aquela que lembra o consumidor de um produto com pouca saída de mercado ou de um lançamento de marca. São dois momentos cruciais para uma empresa.
No caso de funcionar como um lembrete de um produto pouco consumido, a empresa precisa investir um pouco mais na comunicação visual para aliviar o stock e aumentar os ingressos com o aumento de vendas. O mesmo serve para o produto que acabou de sair ao mercado, já que o consumidor provavelmente ainda não esteja educado para entender necessidade que ele cumpre.
A Faixa de Gôndola Promocional
O principal argumento para estimular a produção da faixa de gôndola promocional é que 85% dos consumidores realizam a sua decisão de compra no ponto de venda. Por isso, tudo o que ocorre com novidades de mudanças de preço deve ser comunicado.
O cliente não chega ao lugar da compra e pergunta ao vendedor o que é mais barato ou quais compras seriam mais econômicas para o seu bolso, ele apenas sabe aquilo que pode ver. Logo, se a sua marca está realizando alguma promoção em um ponto de venda, é preciso ser divulgado!
A faixa de gôndola é ideal para essas ocasiões porque ela fica junto com o próprio produto que está em promoção, então é menos um trabalho para o consumidor, o de localizar. Na peça da faixa de gôndola deve estar a imagem e identidade da marca e mais as informações sobre regulamento da promoção.
Ficou interessado em ter uma faixa de gôndola para a sua marca nos pontos de venda?
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