merchandising coca cola

Coca Cola e o Marketing no pdv

Para entender qual é o merchandising da marca Coca Cola, é preciso sabe que a Coca Cola é o que é hoje graças ao marketing, merchandising e publicidade. Hoje iremos focar apenas no entendimento do merchandising e qual foi o impacto dele no passado e qual a função dele para a empresa hoje em dia.

Antes de entrar na análise empresa e técnica é preciso saber que antes de tudo. Que o merchandising é o conjunto de técnicas voltadas para a promoção de um produto. Através de diferentes ações. Essas técnicas podem ser aplicadas tanto dentro do ponto de venda, quanto fora dele.

Agora que você já sabe o que é o merchandising. Será mais fácil de entender como ele transformou uma empresa de refrigerantes em um modo de vida. Um eco sistema, que possui redes de colecionadores e livros de receitas em seu nome. Mesmo que a receita do mesmo seja um segredo guardado a sete chaves dentro de um banco.

Tcoca-cola-marketingudo que não é refrigerante

Apesar de saber que Coca Cola é aquele líquido escuro gaseificado, sabemos que isso não é o primeiro que vem à nossa mente. Provavelmente, ao escutar o nome da marca, a sua mente associa à garrafa contornada, de rótulo vermelho vibrante e a logo branca em fonte “Spencerian Script”. E isso é merchandising.

Também é provável que você ou algum conhecido possuam uma blusa da marca Coca Cola, ou um chaveiro vermelho com o logotipo da mesma. E não será estranho que se lembre de algum filme que assistiu recentemente que algum protagonista tenha tomado um copo de Coca Cola bem gelada.

Pense na última copa do mundo e visualize algum cartaz de patrocinadores em campo. O logo da Coca Cola estava presente, não estava? E há uma grande probabilidade que jogadores da seleção estejam envolvidos em alguma publicidade da marca também.

Todos os exemplos citados acima envolvem a marca Coca Cola, mas não envolvem o refrigerante preto e gaseificado. Essa é a prova mais concreta que o merchandising da empresa funciona e muito!

Afinal, são estratégias de comunicação visual, diretas ou indiretas, que promovem o produto “refrigerante”. Tudo a partir de cartazes ou objetos que pouco estão relacionados com o líquido. Mas estão relacionados à imagem da Coca Cola, às cores, ao estilo de vida feliz e vibrante que ela vende, indo mais além do produto oferecido.

Coca Cola no ponto de venda

coca-cola-marketing-no-pdvOra os exemplos citados acima foram referentes às ações de merchandising da Coca Cola fora do ponto de venda. Mas se pararmos para analisar as jogadas estratégicas da empresa nos locais de contato com os clientes, tudo se torna muito mais real e de fácil compreensão.

Primeiro que é muito comum que os containers de refrigeração de bebidas em pontos de vendas estejam cobertos por um vermelho impactante e com a logo da Coca Cola. Mesmo que dentro dele estejam apenas três garrafas do tal refrigerante e muitas outras de diversas marcas, que nada têm a ver com a empresa.

O segundo ponto é que os principais pontos de contatos com o consumidor, aqueles que mais chamam a atenção, como pontas de gôndola ou ilhas em áreas estratégicas, estejam destinadas às garrafas da Coca Cola.

Ponto de venda e o merchandising

coca-cola-marketing-no-pdv-pageTerceira e última colocação pertinente sobre o merchandising da marca dentro do ponto de venda, principalmente em supermercados, há ilhas de refrigerantes Coca Cola até mesmo perto de produtos de outras categorias.

Estar perto de, por exemplo, cereais, não faz muito sentido num primeiro momento, mas serve de lembrete aos clientes que se esqueceram de pegar a sua garrafa Coca Cola quando passaram perto dos refrigerantes.

Essa reflexão sobre o merchandising da Coca Cola dentro e fora de pontos de vendas é crucial para entender mais sobre a marca. Porém, também é muito breve para compreender amplamente o potencial dessas técnicas para uma marca.

Se você é empreendedor ou deseja, não deixe de aplicar essas estratégias para os seus produtos ou serviços, são eficientes quando usadas com inteligência. Se precisar de produtos para imprimir para o seu ponto de venda, fale com a Foco Promocional. Você também pode seguir-nos na redes sociais Facebook e Twitter e ficar por dentro de tudo que produzimos.

 

ico

QUER VENDER MAIS NO PONTO DE VENDA?

Aumente a visibilidade de sua marca no ponto de venda com o produto certo!